Carregando...

Focaccia de Alho e Cebola do Daniel


Fazendo as minhas habituais visitas ao blog do nosso querido amigo Daniel do  Feito na Hora me deparei com essa Focaccia de Alho e Cebola, adoro os dois, a massa achei muito boa e decidi fazer para matar a minha vontade e do meu pessoal aqui de casa. Já provei muitas focaccias, em casa de amigos, em restaurantes e lanchonetes, mas nunca havia feito em casa. E para minha estréia, escolhi essa receita do Daniel, e não me arrependi, ficou maravilhosa, mesmo por que ele tem o dom de criar receitas que sempre resultam em pratos deliciosos.  Se vc procura inspiração para criar em sua cozinha, dê uma passadinha lá no blog dele, tem receitas ótimas e surpreendentes. Fiz  como ele sugere em sua receita, as únicas alterações que fiz, por conta da minha gulodice foi o gergelim, ele finalizou com gergelim e eu com manjericão, e coloquei pedacinhos de requeijão. E a dele ficou mais douradinha, a minha tirei antes, mas mesmo assim ficou muito, muito boa. A receita à risca está AQUI


Ingredientes

15 grs de fermento biológico fresco
1 colher (sopa) de açúcar
1 ovo
1 colher rasa (chá) de sal
250 grs de farinha de trigo
água morna quanto baste
+ ou - 200 ml de azeite ( usei 140 ml )
2 dentes de alho ralado
1 cebola fatiada
tomates cereja a gosto
sal grosso a gosto

Modo de preparo

Misture o fermento com o açúcar até obter um líquido. Acrescente o ovo e misture bem. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite e o sal. Vá adicionando a farinha  juntamente com a água e misture bem, até desgrudar das mãos e obter uma massa homogênea. Deixe a massa descansar até dobrar de volume.
Em uma assadeira média, despeje azeite ( como o Daniel disse vai tudo isso de azeite mesmo) mas o resultado é excelente. Abra a massa na assadeira e passe azeite por toda a massa. (fica bem molhada no azeite). Na hora que estiver esticando a massa na assadeira, vá fazendo pequenos buraquinhos com o auxílio dos dedos. Com a massa aberta, salpique sal grosso, distribua o alho, a cebola e os tomatinhos. Por cima, salpique gergelim (eu usei manjericão). Deixe crescer por aproximadamente 40 minutos. Leve ao forno préaquecido por cerca de 30 minutos


 E como o Daniel sugere, a focaccia vai muito bem acompanhada com um azeite ou patê
Bom Apetite!!

 Obrigada Daniel, adoramos!



Bolo de Rocambole de Abacaxi




Faz um tempinho já que venho com vontade de fazer esse tipo de bolo. Em minhas pesquisas pelo Google, tenho visto esse bolo de rocambole de várias maneiras, a maioria são rocamboles comprado prontos, onde se corta em fatias e são recheados com gelatina, sorvete ou cremes e chantilly. Eu resolvi em meio a essas idéias, fazer à minha maneira. O pessoal adorou, e já estou pensando em fazer com outras frutas. Ficou muito bom. Experimentem quando puderam.

Ingredientes para o Pão de Ló (Rocambole)

4 ovos inteiros
8 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de leite


Modo de preparo

Na batedeira bata os ovos juntamente com o açúcar, até obter um creme fofo e clarinho. Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo peneirada, alternando com o leite, e misture bem com uma colher de pau. Por último adicione o fermento. Forre uma assadeira com papel manteiga untado e despeje a massa alisando bem com uma espátula. Leve ao forno préaquecido a 180ºC nos primeiros 10 minutos, depois aumente a temperatura e deixe por mais 5 minutos aproximadamente. Uma técnica para saber se já está no ponto, é depois dos 15 minutos iniciais, asse por mais 5 minutos na temperatura mais alta, e levante delicadamente o papel manteiga, se estiver douradinho por baixo dele, já está pronto. Retire, deixe amornar, solte-o do papel manteiga e distribua o recheio

Ingredientes para o Recheio (Creme de confeiteiro)

1 gema
1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de leite quente

1 abacaxi picado
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 litro de creme de leite fresco para o chantilly

Modo de preparo

Em uma panela, coloque a gema passada pela peneira, o açúcar e o amido de milho. Misture bem e acrescente o leite quente. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até engrossar. Reserve. Em outra panela leve o abacaxi com o açúcar em fogo baixo, até obter um doce transparente. Reserve.


Montagem

Depois do pão de ló morninho, distribua o creme já frio por toda a massa, e por cima os pedacinhos de abacaxi.



Enrole como rocambole, e deixe na geladeira até firmar bem. Deixei na geladeira enquanto fiz o creme, o doce de abacaxi, depois de frios. Retire da geladeira, e corte o rocambole em fatias não muito grossas. Bata o chantilly ao seu gosto. Reserve. Monte o bolo em uma forma redonda com um plástico por dentro para ficar mais fácil na hora de desenformar. Vá colocando as fatias de rocambole nas laterais e fundo da forma.


Cubra com uma porção generosa de chantilly, coloque outra camada de rocambole
para cobrir o bolo.

Feche o plástico e leve à geladeira até o dia seguinte. No dia seguinte, cubra o bolo com chantilly só na parte de cima e decore com pedacinhos de abacaxi. Se quiser cobrir o bolo inteiro, fica a seu critério.


 Bom Apetite!!

SEU CORPO FALA





A dor de garganta aparece quando não é possível comunicar as aflições e frustrações. Não engula desaforos, mágoas, reclamações. Saiba ter voz, seja uma pessoa assertiva, não precisa brigar! Aprenda a se comunicar e expressar seus pensamentos de maneira clara e objetiva, sem perder a paciência. Se você viver guardando seus sentimentos e pensamentos, uma hora, uma das duas coisas ocorre: pode ocorrer um problema sério na região da boca e garganta (saúde) ou você estoura e diz de uma vez só, tudo o que pensa, com raiva e ressentimentos e acaba magoando todos ao redor. Procure não acumular fatos. Assim que ocorrer algo que te desagrade, você pode chamar a pessoa que o magoou e dizer: eu admiro esta característica sua. Comece sempre com algo positivo daquela pessoa. E quando for “reclamar”, reclame de um fato, de uma atitude, não da pessoa. Diga: Não gostei quando você fez isso, pois me senti assim...  Um bom líder sabe se comunicar. Elogia pessoas em público e crítica fatos em particular.



 O resfriado escorre quando o corpo não chora. Chorar alivia, então chore sempre que sentir vontade. No passado, a pior crença repassada por nossos antepassados era: homem de verdade não chora. Então muitos homens guardaram tão profundamente suas dores e sofrimentos que acabaram cedo com sua saúde e morreram antes do tempo. Precisamos tirar um momento para rir, chorar, brincar, viajar, fazer exercícios físicos, dançar, curtir a vida. Equilíbrio! E lembre-se: chorar de vez em quando, é natural, faz bem e só mostra que você tem sensibilidade e não tem medo de mostrar suas emoções.



 O estômago arde quando as raivas não conseguem sair, quando algo acontece e você não aceita, não consegue digerir o fato. Ache uma válvula de escape, grite, dê soco no travesseiro, escreva tudo num papel e queime, pratique um esporte, lute boxe, ache uma maneira de extravasar as emoções, faça terapia. E se possível, elimine as pessoas “nocivas” na sua vida. 



 O diabetes invade quando a solidão dói. Mas estar sozinho é sempre uma escolha, então abra-se para o mundo. Não espere receber amor primeiro, aprenda a dar e receberá de volta. Se todos pararem e esperarem o outro dar o primeiro passo, não haverá mais amor no mundo.


 O corpo engorda quando a insatisfação com o mundo aperta. Aprenda a aceitar as coisas como elas são, não seja exigente demais com você, nem com o mundo. Relaxe! Deixe a ansiedade desaparecer... O mundo é perfeito exatamente como é. E se sua frustração refere-se a resultados obtidos, saiba que você pode estar bem mais próximo(a) dos seus sonhos do que imagina. Tenha paciência, nada é impossível e o amanhã pode ser bem melhor, dê mais uma chance para você e seus sonhos. Antes de comer algo, pergunte-se: estou com fome de que? Se não for uma fome física e sim algo emocional/espiritual, não tente resolver com a comida. Coma o que desejar, mas apenas quando estiver com fome e esteja presente quando mastigar, foque no agora. Ao invés de engolir desesperadamente na frente da TV sem sentir o gosto da comida, saboreie cada mordida, sinta o sabor, cheire, feche os olhos, sinta a textura dos alimentos na sua boa e tenha gratidão a ele. Se você conseguir fazer isso, seu metabolismo funcionará perfeitamente e tudo que não for necessário, seu corpo expelirá.




 A dor de cabeça aparece quando as dúvidas aumentam e aparecem as críticas. Surge um desconforto como se você estivesse vivendo um problema sem saída. Relaxe, ore, medite, converse com alguém, peça ajuda! Confie mais em você e na vida. Acalme-se, tenha mais fé, creia mais em você e em Deus. Como dizem os orientais: Se um problema tem saída, resolva! E se não tem, por que se preocupar tanto? Neste caso, aceite-o!




 Problemas na coluna indicam que você tem a sensação de que há pessoas ao seu redor que dependem de você. É como se você não quisesse, mas sente que tem que carregar o mundo nas costas, pois acha que os outros são incapazes de resolver seus problemas sem a sua ajuda. Isso não é verdade! Todo mundo tem a capacidade para resolver as coisas. É você quem acha isso, então liberte-se desta crença. Acredite mais nos outros. Cada um tem o direito de viver a vida como deseja, não queira impor seu modo de viver a outros. Aceite as diferenças, afinal você também quer ser aceito(a) exatamente como é, não é mesmo?


O coração para quando o sentido da vida parece terminar. Mantenha seu coração sadio, procure pontos negativos em fatos passados e atuais. Dê mais sentido aos fatos. Voce já reparou que tudo tem o seu lado positivo? Basta saber procurar. E sempre tenha planos ousados e divertidos para o futuro, isso o manterá vivo e motivado, com o coração leve e saudável.



A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. Ninguém consegue manifestar perfeição, pois é impossível até mesmo defini-la.
Quem poderia citar o que seria mundialmente considerado perfeito? Aceite-se e aceite o mundo exatamente como ele é. Pare de querer controlar tudo. São as diferenças e as pequenas imperfeições que fazem do mundo um lugar tão maravilhoso...Isto vale para seu corpo também. Aceite-se exatamente como é, seu corpo é o templo da sua alma. Se existir algo que queira mudar em seu corpo, faça, mas não deixe que sua felicidade e amor próprio dependam disso. Se voce está num relacionamento e seu (sua) parceiro (a) não está satisfeito com seu corpo, mude de parceiro. Afinal, voce é muito mais maravilhoso e especial do que seu corpo físico. Voce é a auto-manifestação de Deus na terra. E pode ter certeza: existem muitas pessoas que gostariam de estar com voce! Para voce ser completamente amado e aceito por alguém, comece se aceitando e se amando e isso ocorrerá naturalmente




 As unhas quebram, os cabelos e a pele perdem a força e o brilho quando as defesas ficam ameaçadas. E isso acontece quando você está se sentindo deprimido, sem vontade de seguir além... Se estiver com depressão, procure os amigos, familiares e/ou ajuda médica. Deseje melhorar, leia bons livros, assista a programas divertidos, instrutivos e/ou inspiradores, tenha um tempo só pra você, faça coisas de que gostaria em frente ao espelho,  divirta-se! Insira mais diversão na sua vida, isso só depende de você!



 O peito aperta quando o orgulho escraviza. Você não é vítima do mundo. Ninguém é, a menos que se coloque nesta posição. Para todo ditador, existe um ou vários submissos. Não tenha pena de você, pelo contrário, orgulhe-se de ser a pessoa que é. Encontre características positivas suas. Se estiver difícil, pergunte a amigos e familiares, pode ter certeza de que você ficará muito feliz com o feedback deles. E escreva num caderno para se lembrar e comece a fazer as suas anotações positivas sobre você, as pessoas e fatos ao redor.




A pessoa enfarta quando sente a ingratidão e estresse. Procure não exigir tanto das pessoas. Quando fizer algo pequeno, médio ou grande por alguém, não espere algo em troca. A pessoa pode não retribuir da maneira que você deseja e você envenena seu coração com raiva e sentimento de frustração e ingratidão. Na maioria das vezes a pessoa nem imaginava o quanto isso era importante pra você, é a sua visão que coloca este peso. Não deixe que suas exigências de como os outros devem se comportar atrapalhe a sua saúde e felicidade. Você pode ter feito coisas que magoaram muitas pessoas e você nem imagina. Perdoe SEMPRE! E perdoe-se!





A pressão sobe quando o medo aprisiona. Mas medo de que? Muitas vezes o medo é irracional. A menos que você esteja realmente numa situação perigosa (perdido em alto mar, sem socorro á vista, seu avião caiu no meio da Amazônia e você está perdido, sozinho e machucado, etc...) a menos que a adrenalina gerada seja algo que pode te ajudar a reagir corretamente numa situação de emergência, acalme-se! Faça a pergunta: E se este fato que eu receio realmente venha a ocorrer, qual é a pior coisa que poderia me acontecer? Faça as pazes com todas as possibilidades. Se você não tem controle sobre algum fato, solte-o! Entregue à Deus, ore, medite, relaxe... E entregue ao universo. Cuidado com os 15 minutos antes de dormir, não tenha medo do amanhã, confie de que tudo ocorrerá da melhor maneira, entregue o problema à Deus e durma bem. Muitas vezes ao acordar, o problema terá diminuído ou até desaparecido, pois muitos dos nossos medos são irreais.


As neuroses paralisam quando a"criança interna" tiraniza. Quando você repetidamente não consegue realizar sonhos e projetos importantes, acaba se frustrando, sente que não tem controle ou que o mundo está contra você. Neste momento, tudo parece ser um empecilho, você vê um mundo perigoso e injusto e se sente como uma criança sozinha e desamparada, despreparada para lidar com as situações. Mas você não é mais uma criança, é um adulto e tem força e capacidade para resolver e realizar qualquer coisa que deseja, procure ajuda, mude e seja feliz! Muitas pessoas procuram remédios físicos quando na verdade precisam mudar suas atitudes, pensamentos e sentimentos.

 A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Se sua temperatura subiu, você está se sentindo sem forças para lidar com as situações. Não se compare com outras pessoas, não pense que só você tem problemas ou que existem pessoas sortudas e pra você, nada dá certo. Isso não é verdade! Todos temos problemas, o que muda é como os encaramos e resolvemos. Você é capaz de resolver qualquer situação. Dê uma chance para você e seus sonhos grandiosos... Não seja tão exigente, deixe que tudo ocorrerá no tempo de Deus. Equilibre seu organismo, equilibrando suas emoções.



 O câncer se instala quando a pessoa guardou mágoas e rancores por toda uma vida. É como se aqueles sentimentos estivessem comendo a pessoa de dentro pra fora. É por isso que não adianta curar apenas com remédios, é preciso aprender a perdoar as pessoas, principalmente a si mesmo e seguir em frente, vivendo no presente, com planos concretos para o futuro. Perdoar é um processo, pode levar tempo, mas nada é tão belo e transformador do que o perdão, ele liberta a alma, a pessoa se renova e se cura.



Para todos os casos acima, 15-20 minutos de oração/meditação

ou uma respiração profunda e lenta ao acordar podem fazer “milagres...

Experimente começar o dia em paz e harmonia,

seu corpo agradece e você verá o resultado na sua vida em geral.

Tente, é de graça e pode salvar a sua vida
ÓTIMO DOMINGO À TODOS 

 Imagens : www.google.com 


Uma Receita para a Maria

Maria é uma portuguesa que foi viver em Timor Leste, como voluntária das Nações Unidas, e a vida que lá se leva é precária, com poucos recursos, poucos utensílios, e variedade de ingredientes para fazer uma refeição mais elaborada, como nós fazemos em nossas casas. Ela pediu ajuda, pois está cansada de praticamente comer as mesmas refeições todos os dias, e Moira do  Tertúlia de Sabores, que está comemorando seu 4º Aniversário de blog, decidiu festejar esta linda data, com um desafio solidário: ajudarmos a Maria a cozinhar de uma forma variada mas, com poucos utensílios e com o pouco que tem à sua disposição. Se voce quer participar ainda dá tempo, é até o final desse mês. Para maiores informações clique AQUI
Pensei em um prato salgado e um doce. O espaguette com esse creme de abóbora é delicioso, se Maria gosta de abóbora, creio que ela vai aprovar. E o arroz doce todos nós conhecemos, embora façamos com mais ingredientes que temos em nossas casas, optei por esse arroz doce simples, por que Maria não teria todos os itens, mas nem por isso ficou menos gostoso. Essa foi minha participação, espero que Maria goste.


Espaguete com Creme de Abóbora



 
Ingredientes

1 pacote de espaguete
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola pequena bem picada
1 dente de alho picado
1  abóbora pequena
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
Salsa picada a gosto

Modo de preparo

Pique bem a abóbora  Em uma panela, aqueça o azeite e doure a cebola e o alho.  Junte a abóbora, o sal e a pimenta. Mexa de vez em quando e deixe cozinhar no fogo brando, na própria água que se forma, até ficar macia. Dissolva a farinha de trigo no leite e adicione ao refogado. Misture bem e desligue o fogo. Cozinhe o espaguete em água e sal, e coloque-o em uma travessa, e por cima o creme. Salpique a salsa e sirva em seguida. Esse prato serve-se com queijo ralado, porém não o usei.


Arroz Doce 
Ingredientes
1 xícara de arroz crú
1/2 xícara de açúcar
4 xicaras de leite
canela em pó p/polvilhar

Modo de preparo

Lave o arroz e coloque em uma panela com água fria até 2 dedos àcima do arroz. Leve para cozinhar em fogo brando até quase secar a água e o arroz ficar macio, se ainda estiver duro, coloque mais um pouco de água para terminar o cozimento. Mexa de vez em quando para que o arroz não grude no fundo da panela. Em seguida, adicione o leite e o açúcar . Mexa bem. Mantenha cozinhando em fogo baixo até começar a borbulhar. Transfira uma porção para um prato e deixe esfriar. Polvilhe canela em pó.
Parabéns Moira pelo 4º Aniversário do seu Blog e pela linda iniciativa




Berinjela com Atum à Parmegianna



Isso mesmo pessoal, berinjela na minha opinião é gostosa de qualquer maneira. E essa semana saindo um pouco da dieta, entrei na fritura, com pouquinho óleo tá gente? Mas vale a pena, nunca fiz berinjela com atum a parmegianna, e achei que iria ficar bom, não me arrependi, ficou uma delicia. Mas eu sou suspeita em falar isso, pois como a maioria sabe, adoro peixe, e adoro berinjela. 

Ingredientes

2 berinjelas médias
2 latas de atum em pedaços
3 tomates picados
1 cebola ralada
2 dentes de alho
5 a 6 azeitonas pretas picadas
sal e óregano a gosto
200 grs de mussarela fatiada
queijo ralado a gosto
farinha de trigo para empanar

Modo de preparo

Descasque as berinjelas (se quiser mantenha com casca). Corte em fatias não muito finas e tempere-as com sal e óregano.


Passe-as pela farinha de trigo e vá fritando em pouco óleo e bem quente. Reserve-as em papel toalha.


Enquanto isso, frite a cebola e o alho, acrescente os tomates e refogue até ficarem macios, fazendo um molho. Adicione o sal, as azeitonas e por fim o atum.
Em uma travessa distribua fatias de beringela, molho com o atum, e fatias de mussarela


Finalize com a mussarela, salpique queijo ralado e leve para gratinar. Sirva com uma salada de folhas verdes


Bom Apetite!!

Enroladinho de Goiabada e Bananada

A uns dias atrás estava assistindo o programa da Ana Maria e a vi  preparar esses enroladinhos com tanta facilidade que guardei a receita. Gostei muito da massa, fica super macia e saborosa. Na receita dela, o recheio é só com a goiabada, mas como eu tinha um pacotinho de bananada, resolvi fazer com os dois sabores. Ficaram muito gostosos e macios, quase não tem mais nada no meu pote, e me renderam 40 biscoitinhos. Experimentem

Ingredientes

200 grs de farinha de trigo
60 grs de açúcar
80 grs de manteiga em temperatura ambiente
1 ovo

Modo de preparo

Deixe reservado em um prato as fatias de goiabada e bananada.

Em uma tigela, adicione a farinha, o açúcar e a manteiga, mexa bem com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione o ovo, mexa bem, até obter uma massa lisa e homogênea. Faça uma bola, e divida a massa em 4 partes iguais. Abra a massa entre dois plásticos e corte no formato de um retângulo. Coloque uma fatia de goiabada, ou bananada e feche bem.

Vá distribuindo dentro de uma assadeira untada e enfarinhada e corte em pedaços iguais, mantendo dentro da assadeira. Leva ao forno préaquecido a 180ºC por aproximadamente 35 minutos


Espere esfriar um pouco e vá destacando os biscoitinhos, se quiser salpique açúcar cristal



Assistam ao vídeo com o passo a passo




Bom Apetite!!


Torta de Abóbrinha com Ricota


Aproveitando a minha safra de abóbrinhas que não faltam na minha geladeira,  fiz essa torta que ficou muito gostosa. Gosto de misturar em minhas receitas legumes com ricota, acho que ela combina com a maioria dos legumes, ou mesmo em saladas, e como ela não derrete por completo no forno, fica mais interessante ainda.

E voces sabiam que a ricota é originária da Itália, é produzida a partir do soro do leite de vaca e, em poucos casos, a partir do leite de ovelha.Seu processo de fabricação tem início na coagulação do leite e a separação das partes líquida (soro) e sólida (massa).Ainda na separação, é possível recuperar um pouco da massa presente na parte líquida e, para isso, deve-se ferver o soro e, então, a parte sólida vem à superfície. Logo após a mistura é coada e obtemos a ricota.
A ricota é um tipo de queijo com baixo teor de gordura e alto teor de soro proteínas, que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais
(Fonte: http://mundoestetica.com.br/beneficios-ricota)


Ingredientes

200 grs de farinha de trigo peneirada
100 grs de manteiga gelada
1 ovo
sal a gosto
2 colheres (sopa) de água gelada

Recheio

2 abóbrinhas em rodelas
2 tomates fatiados temperados com azeite
1 cebola pequena (opcional)
1 dente de alho picado (opcional)
200 grs de ricota fatiada
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/4 xícara (chá) de farinha de rosca

sal, óregano e manjericãoà gosto

Modo de preparo


Misture a farinha e o sal, junte a manteiga esfregando com os dedos, junte o ovo e a água suficiente para dar liga. Enrole em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Enquanto isso, cozinhe no vapor as abóbrinhas, até ficarem macias porém firmes. Abra a massa, coloque em uma forma de aro removível, e vá colocando as camadas de abóbrinhas, tomate, cebola e alho (opcional), sal, óregano, manjericão picadinho, a ricota, e o queijo ralado. Termine com o queijo ralado e a farinha de rosca. Leva ao forno pré aquecido a 200ºC. ou até dourar.





Bom Apetite!!

Gente poderíamos fazer um amigo secreto né?
Alguma idéia?? Aceito sugestões

Bolo de Mel e Canela c/Chocolate


Já fazia um tempinho que não fazia esse bolo. Ele é perfeito para se tomar com uma xícara de chá ou café. A mistura do mel com canela, dá uma ótima textura, e aroma delicioso a esse bolo, e o chocolate confere um sabor especial. Experimentem.


Ingredientes

3 ovos
1 copo de iogurte natural
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (café) de sal
2 colheres (sopa) de mel
100 grs de chocolate meio amargo picado ou gotas de chocolate



Modo de preparo


Em um recipiente, adicione todos os ingredientes secos. Misture bem. Adicione os ovos, o óleo, o mel e o iogurte, mexendo bem a cada adição.
Misture bem até obter uma massa uniforme. Em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada, despeje a massa, e distribua as gotas de chocolate por cima da massa.



Leve ao forno préaquecido a 180ºC, por aproximadamente 40 minutos. Desenforme depois de frio e salpique açúcar de confeiteiro

 Bom Apetite!!

Enformado de Purê de Batatas c/cebolas carameladas e lentilhas


Olá pessoal, espero que todos estejam bem e tenham passado um maravilhoso final de semana.
Hoje, como toda Segunda Feira Sem Carne, me decidi por fazer esse prato, que a minha mãe fez a vida inteira, ela fazia aqueles tachos enormes de lentilhas sempre acompanhado com batatas cozidas ou um purê de batatas. E era sempre no Reveillon, todos sem exceção tinham que comer um pratinho para seguir a tradição de que comer lentilha na virada do ano trazia prosperidade e dinheiro. Bem, na verdade dinheiro, conseguíamos com muita luta e trabalho, mas a alegria de ver toda a família reunida era o que importava para todos nós.

Curiosidades:

O arroz com feijão é a tradicional combinação de grãos que faz parte do hábito alimentar brasileiro e fornece proteínas e nutrientes importantes. Para “fugir” da rotina, muitos podem optar por uma leguminosa cultivada no Oriente Médio há aproximadamente 8000 a.C. e que foi trazida ao Brasil pelos europeus, a lentilha.
O que pouca gente sabe é que a lentilha também é um tipo de feijão, só que mais fácil de cozinhar, de maior digestibilidade e com mais benefícios, dentre eles a redução de gordura e o controle da diabetes. Há três tipos da semente: vermelha, verde e a marrom (sendo esta última mais conhecida e consumida por nós brasileiros).
Apesar da importância das leguminosas na alimentação,  é preciso levar em consideração os benefícios e desvantagens da lentilha como fonte de proteína: “A desvantagem é que a qualidade das proteínas de origem vegetal é considerada de baixo valor biológico, visto que são incompletas quanto à composição de aminoácidos. Em contra partida, a lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, carboidratos complexos (amido), além de ser uma fonte rica em fibras solúveis que atenuam a velocidade de absorção de nutrientes e diminuem a absorção do colesterol dos alimentos. Outra vantagem da lentilha é que contém pequenas quantidades de gordura, quase toda insaturada”.
Antes de cozinhar, é recomendável deixar a lentilha durante 2 horas em água quente ou de molho (temperatura ambiente) por 12 horas (isso serve para liberação do enxofre). O legume pode ser empregado no preparado de saladas, sopas, cozidos e pratos recheados, como o risoto. Para aproveitar melhor seus nutrientes, basta aliar à refeição algum alimento rico em vitamina C, proveniente de frutas, legumes e verduras, pois assim aumentará a absorção do ferro.
 Outra dica em relação ao preparo é evitar misturas carnes e embutidos (lingüiça tipo calabresa, salame, salsicha, etc.), pois eleva muito o teor de gordura e sal, o que minimiza o efeito positivo do alimento.
Em muitas residências a lentilha é um prato obrigatório para o dia do Réveillon. Há uma superstição bem conhecida de que consumi-la na virada do ano traz sorte. A crença é de que pelo menos uma colher do alimento oferece fartura e dinheiro para o ano seguinte. Independente da fé de cada um, todos devem aproveitar as propriedades nutricionais da lentilha e incluí-la em sua alimentação com mais frequência.


Ingredientes

1/2 kilo de lentilhas cozidas
1 cebola ralada
1 dente de alho
1/2 kilo de batatas cozidas e passadas pelo espremedor
1 colher (sopa) de margarina
catchup a gosto
2 cebolas cortadas em fatias finas
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 pitada de sal

Modo de fazer

Leve em uma panela as lentilhas cozidas, e esquente até começar a borbulhar, coloque sal a gosto, e em uma frigideira frite a cebola e o alho, quando estiver bem fritinhos, adicione na panela com a lentilha. Deixe refogando bem, até ficar bem apuradinho. Se quiser pode colocar linguiça defumada em fatias, ou paio, eu não coloquei, mesmo por que é meu dia sem carne
Para a batata, leve em uma panela a margarina, adicione a batata e mexa bem, adicione sal suficiente, e 2 gotinhas de catuchup, mexa bem e reserve. Monte em um prato o purê, e em volta dele, distribua a lentilha. Reserve. Derreta a margarina em uma frigideira, e refogue a cebola com o sal, até ela ficar transparente. Adicione o açúcar até que este derreta, e as cebolas fiquem totalmente carameladas. Coloque as cebolas cuidadosamente sobre cada enformado e sirva a seguir. Fica delicioso.

Bom Apetite!!


Ótima Semana à Todos!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics