Carregando...

Rocambole de Doce de Leite e Ameixas

  Já faz um tempinho que não faço rocambole, o pessoal aqui em casa gosta muito, e deixei a critério deles, escolher qual recheio preferiam entre tantos, o campeão foi doce de leite com ameixas. Como eu tinha uma lata de doce de leite em casa, e um pacotinho de ameixas, não perdi tempo, fui prá cozinha realizar a vontade da turma.

Ingredientes

4 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
10 colheres (sopa) de farinha de trigo

Recheio

1/2 lata de doce de leite Mococa
3 colheres (sopa) de creme de leite Mococa
100 grs de ameixas pretas s/caroço

Modo de preparo

Prepare primeiramente o recheio. Coloque o doce de leite e o creme de leite em uma tigela e misture muito bem ( é opcional, coloquei prá quebrar um pouco o doce).
Enquanto isso, ferva em uma panela as ameixas com uma xícara de água, até ficarem molinhas. Reserve as ameixas e o doce.


 Para a massa, coloque papel manteiga em uma assadeira baixa, e unte com margarina. Bata na batedeira as claras em neve  e a pitada de sal, até ficarem firmes, em seguida vá adicionando as gemas uma à uma, diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando o açúcar. Desligue a batedeira e adicione aos poucos a farinha peneirada, vá mexendo delicadamente com uma espátula. Despeje a massa na assadeira, alisando bem para que fique por igual, e leve ao forno pré aquecido à 180ºC. Depois de 15 minutos de forno, aumente para 220ºC e deixe por mais 10 minutos, ou levantado o papel manteiga com cuidado, já esteja levemente moreninho por baixo. Retire do forno. Espere amornar. Coloque um folha de papel aluminio mais ou menos do tamanho da massa, na mesa, e por cima coloque a massa do pão de ló pegando pelas bordas do papel manteiga. Com cuidado, vá desprendendo a massa do papel manteiga, mas mantenha a massa. Recheie com o doce de leite e distribua as ameixas picadas.


Enrole como rocambole cuidadosamente, com a ajuda do papel manteiga, juntamente com o papel aluminio, e feche bem


  Guarde na geladeira por mais ou menos 1 hora, para o rocambole ficar bem firme, em seguida, retire da geladeira, desenrole os papéis,  coloque o rocambole em um prato, e decore com açúcar de confeiteiro.


Bom Apetite!!


Tutu de Feijão


Sempre quando sobra feijão aqui em casa, faço tutu de feijão. O pessoal aqui adora, e geralmente sirvo, com bistequinha frita, ovo frito e uma couve refogada, mas não tinha couve, servi com abóbrinha refogadinha e linguiça calabresa. Gostaram e aprovaram da mesma forma.

Ingredientes

4 xícaras (chá) de sobras de feijão
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate picado
100 gras de bacon picado
sal a gosto
molho de pimenta a gosto
farinha de mandioca torrada até dar o ponto preferido


Modo de preparo

Pique os ingredientes, e reserve-os

Coloque o feijão cozido em uma panela, e acrescente um pouco de água, leve ao fogo baixo. Enquanto isso, leve em uma frigideira, o bacon com um pouco de óleo, quando ele estiver quase frito, adicione a cebola e o alho. Dê uma refogada.
Em seguida, acrescente o tomate picado, e refogue-o, até ficar amolecido, prove o sal, e acrescente se for necessário, adicione o molho de pimenta, acrescente em seguida a farinha de mandioca, mexendo bem para não empelotar, coloque suficiente até o ponto que vc deseja, ou um tutu mais molinho, ou mais consistente.
Sirva a seguir.

 


Bom Apetite!!

Bolo Trufado de Chocolate com Morangos


Na noite de São João, dia 27 passado, fomos numa festinha realizada pela irmã de uma amiga. Foi na casa dela, e cada um levou um prato. Me pediram pra que eu fizesse um bolo de chocolate com morangos.  Escolhi esse, pois acho muito gostoso, tirei a foto dele em casa ainda inteiro. A festa estava uma delicia, realizaram até um bingo, as crianças adoraram e os adultos também. Para esse bolo fiz duas receitas, se quiserem menor é só fazer metade da receita.

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
4 xícaras (chá) de açúcar
12 colheres (sopa)  de chocolate em pó
12 ovos
2 xícaras (chá) de leite

Calda

2 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de água
rum ou licor de cacau


Recheio e Cobertura

600 grs de chocolate meio amargo
400 grs de creme de leite ( 2 caixinhas )
4 colheres (chá) de rum ou licor de cacau (usei rum)
4 caixinhas de morangos

Modo de preparo

Inicialmente, lave bem os morangos, reserve alguns com os cabinhos para decorar. Deixe em uma peneira, e depois seque-os com papel absorvente. Reserve.

Prepare o recheio: Derreta o chocolate no microondas, a seguir acrescente o creme de leite e o rum. Mexa bem até obter um creme liso e brilhante. Guarde na geladeira.

Prepare a calda: Leve ao fogo baixo a água e o açúcar. Deixe no fogo até virar uma calda rala, adicione o rum e reserve.

Em uma batedeira bata as claras com o açúcar, até obter um creme fofo e clarinho. Em seguida vá adicionando as gemas uma à uma, a farinha de trigo, o chocolate em pó, alternando com o leite. Desligue a batedeira e acrescente o fermento. Unte e enfarinhe duas assadeiras, divida a massa e despeje-a nas assadeiras. Leve em forno préaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos, ou faça o teste do palito. Retire do forno. Espere esfriar, e corte cada bolo em duas partes. Molhe com a calda, espalhe o recheio e por cima coloque morangos cortados em fatias finas. Cubra o bolo, e decore com os morangos inteiros. Eu banhei no chocolate alguns morangos para decorar também

Aqui o bolo cortado, com faca (hehe), o pessoal adorou.


Aqui é uma foto de uma das mesas que a dona da casa fez. Ficou linda e cheia de delicias, também teve churrasco, doces, cachorro quente e meu bolo. Foi muito ótima a festa. Gostei muito


Bom Apetite!!

Batata Recheada c/Peito de Peru


Oi pessoal, a batata é um legume bem versátil, vai bem com tudo, como acompanhamento, ou prato principal. Semana passada fiz essa batata que aqui em casa adoram, mas evito muito, pois eles gostam dela frita. Muito fácil de fazer, não dá muito trabalho e fica muito gostosa. Infelizmente não foi possível tirar as fotos das batatas já prontas, pois deixei-as no papel absorvente, e dentro do microondas. Tive que sair, fui ao banco, ao supermercado e quando voltei o que tinha dentro do microondas era apenas um prato vazio (hehehe). Não briguei com o pessoal por que eles pensaram que deixei para o almoço deles, e não sabiam que ainda eu não tinha tirado as fotos. Enfim, são coisas que acontecem, mas a foto acima retirei desse Blog para voces terem uma idéia de como ficou a minha, pois ficou igualzinha, já as de baixo são de minha autoria ok?

Ingredientes

5 batatas inteiras cozidas
4 colheres de requeijão
200 grs de peito de peru
1 ovo batido
farinha de rosca p/empanar

Modo de preparo

Cozinhe as batatas em água e sal, mas não deixe amolecer demais, deixe-as firmes, porém, macias. Quando estiverem morninhas, retire o miolo delas com cuidado e reserve.
Misture o miolo das batatas com o requeijão. Se quiser acrescente cheiro verde, ou outro tempero a seu gosto. Recheie a cavidade das batatas e alise bem com uma faca

Coloque por cima uma fatia de peito de peru, e feche com palitos de dente. Passe as batatas no ovo e na farinha de rosca e frite-as em óleo bem quente

Bom Apetite!!

BOM DIA AMIGOS E AMIGAS



'' O ENCANTO DA VIDA DEPENDE ÚNICAMENTE DAS BOAS AMIZADES  QUE CULTIVAMOS"



Imagens: www.google.com

Chico Balanceado


Esta é uma sobremesa que gostamos muito aqui em casa,  está  a muitos anos na família, e muitos já a conhecem. Na receita original vai bananas, mas aqui em casa é costume fazê-la sem as bananas, só o creme e o suspiro, acho que fica mais leve e saborosa. É uma delícia para qualquer estação do ano, por que pode ser servida quente ou fria.

Ingredientes Creme

1 litro de leite
1 lata de leite condensado Mococa
3 gemas
3 colheres de maizena
Essência de baunilha a gosto

Ingredientes suspiro

3 claras em neve
3 colheres de açúcar
Limão a gosto

Ingredientes Calda

2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água



Modo de preparo

Primeiramente, faça a calda, e despeje-a no refratário que vai fazer servir a sobremesa. Reserve. Enquanto isso faça o creme, leve todos os ingredientes em uma panela, em fogo baixo, e vá mexendo até engrossar. Despeje em seguida sobre a calda. Em seguida bata as claras em neve bem firme e cubra o creme

 Leve ao forno médio até o suspiro ficar douradinho
Sirva quente ou frio

Bom Apetite!!

Creme de Aspargos

Gostamos muito de sopinhas e cremes, e acho que o creme de aspargos tem um sabor delicado. Fica ótimo puro ou incrementado, pode-se fazer com carnes desfiadas,  frango,bacon, camarão etc. Nós gostamos assim, bem simples e bem cremoso.

Ingredientes

1 vidro de aspargos em conserva
1 sachê de caldo de galinha Sazón
1 colher (sopa) de margarina
1/2 cebola picada
1/2 litro de leite
1 gema
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite Mococa
1 xícara (chá) de queijo ralado

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo, a margarina e a cebola. Refogue.  Bata no liquidificador o leite, a farinha de trigo, a gema, o caldo de galinha e os aspargos (separe alguns para decorar) e deixe ferver por alguns minutos. Quando começar a engrossar, desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o queijo ralado. Sirva com croutons


Bom Apetite! !              Ótimo final de semana a todos

Canudinhos de Chocolate e Doce de leite



Olá amigos!. Esses canudinhos me lembram a infância, quando os vi, não pensei duas vezes, guardei a receita. Hoje à noite vou numa festa junina realizada na casa de amigos, e cada um se comprometeu de levar um prato. Fizeram sorteio e prá mim caiu o doce, lembrei desse doce e vi aí, uma grande oportunidade. A maioria deles, é frita, mas esse é assado, mais uma boa razão. Ficaram muito macios e deliciosos, e o recheio fica por sua conta. Essa receita é muito boa, fácil de fazer e prática, peguei nesse blog Aroma Doce, não tenho contato com a dona do blog e vi que ela se chama Bárbara. Embora não a conheça, deixo aqui meu agradecimento por compartilhar conosco essa delicia de receita. A massa não mudei nada, só mudei o recheio. Mas se quiserem, a receita à risca está AQUI, e aproveitem prá dar uma geral no blog dela, que tem muitas delicias por lá. 

Ingredientes Massa

 250 ml de leite morno
 3/4 de xícara (chá) de óleo
 3 ovos
 2 tabletes de fermento biológico (30g)
 7 xícaras (chá) de farinha de trigo
 5 colheres (sopa) de açúcar
 1 pitada de sal
 1 gema batida para pincelar
 açúcar de confeiteiro p/decorar

Recheio de Chocolate 
1 1/2 xícara (chá) de leite
2 gemas peneiradas
1/2 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de amido de milho
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
50 g de chocolate meio amargo

Reserve 1/2 xícara do leite para dissolver a farinha de trigo e o amido de milho. Leve ao fogo o leite com as gemas e o açúcar. Quando começar a levantar fervura, despeje o leite reservado com a farinha de trigo e o amido de milho. Abaixe o fogo e vá mexendo até engrossar. Junte o sal, a manteiga e o chocolate meio amargo e mexa bem até soltar do fundo da panela. Reserve

Recheio de Doce de Leite

1 lata de leite condensado Mococa

Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão por 35 minutos. Reserve.

Modo de preparo

No liquidificador bata o leite, o óleo, os ovos e o fermento esfarelado. Reserve. Em uma tigela, coloque a farinha, o açúcar e o sal. Aos poucos acrescente a mistura do liquidificador e mexa bem com uma colher de pau. Polvilhe uma superfície lisa com farinha de trigo, coloque a massa e trabalhe até desgrudar das mãos. Cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de volume.
Em seguida abra a massa com um rolo e corte em tiras de 0,5cm de largura. Enrole cada tira em canudinhos de alumínio

Deixe descansar por 20 minutos. Distribua em assadeira untada  e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180º até dourar. Deixe esfriar e desenforme.

Depois de frios, recheie os canudinhos e decore com açúcar de confeiteiro.



Bom Apetite!!

Rondelli com Molho Caseiro


Oi gente, sabe aqueles dias que estamos com uma baita preguiça de cozinhar e quer dar um tempinho do fogão, pelo menos naquele dia? Pois então, eu tinha uma cartela de rondelli no freezer e pensei: O único trabalho que vou ter é fazer o molho. Foi o que fiz. Ficou muito gostoso.
Hoje trouxe a receita do meu molho caseiro. Voce pode dobrar a receita e armazenar o molho semi pronto.

Ingredientes

1 kilo de tomates maduros
1/2 copo de água
1 cebola média
2 dentes de alho
manjericão, óregano,  sal e pimenta a gosto

Para fazer o molho do macarrão

1 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
1 colher (sopa) de extrato de tomate (opcional)
azeite
1 colher(café) de açúcar
sal se necessário

Modo de preparo

Leve em uma panela os tomates  cortados em quatro e a água. Deixe aferventar por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, bata no liquidificador os tomates, juntamente com á agua, a cebola, o alho  as ervas, o sal e a pimenta
Passe pela peneira. Reserve. Em uma panela, leve o azeite, a cebola pequena picadinha e o alho cortado em lâminas. Adicione o açúcar e refogue bem. Acrescente o molho do tomate reservado, coloque a folhinha de louro, adicione o açúcar e deixe apurar em fogo baixo.  Se quiser adicione o extrato de tomate. Disponha as fatias de rondelli em um refratário
 Despeje uma quantidade de molho suficente para cobrir a massa, e salpique queijo ralado. Leve ao forno para gratinar
 Sirva acompanhado com uma salada de folhas verdes, ou simplesmente sozinho


Bom Apetite!!

Flan de Baunilha e Banana

 Para não perder o costume, sobraram algumas bananas em casa. E já haviam me pedido que eu fizesse um pudim. Juntei o útil ao agradável e decidi juntar bananas na receita. Deu certo e foi aprovado. Experimentem

Ingredientes

3 ovos
1/2 lata de leite condensado
1 lata de leite
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de maizena
3 bananas cortadas em rodelas

Calda

1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de água

Modo de preparo

Leve a água e o açúcar para fazer a calda e caramelize uma forma redonda. Corte as bananas em rodelas e disponha as rodelinhas de banana. Reserve.
Bata no liquidificador todos os ingredientes e despeje por cima das bananas.
Leve ao forno pré aquecido em banho maria por aproximadamente 45 minutos.

Retire do forno, espere amornar e desenforme.


Sirva gelado

Bom Apetite!!

Pão de batata c/ Catupiry (receita do Desafio)

Olá pessoal! Essa semana, a querida Diana do Diana Receitas lançou um desafio.  A regra era que eu fizesse uma receita que nunca fiz, e a receita é esta: Pão de Batata. Fiquei de fazê-la e publicá-la até sábado passado, mas não deu tempo. Diana querida, aqui está a receita. Como foi a primeira vez que fiz, eles não ficaram muito bonitos, mas o pessoal aqui em casa adorou. A receita é na íntegra, mas usei metade dela ( fiquei com medo de não acertar ) me renderam 30 pãezinhos.

Ingredientes


1/2 kilo de batatas cozidas e passadas pelo espremedor
50 grs de fermento biológico fresco
1 kilo de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
2 xícaras (chá) de água morna
1 xícara (chá) de óleo
2 gemas
1 caixa de requeijão cremoso (tipo Catupiry)

Modo de preparo

Em uma tigela, junte o fermento, o sal e o açúcar. Mexa com um garfo, até obter um líquido. Acrescente o óleo, as batatas, as gemas e a água morna. Vá adicionando a farinha de trigo e misture bem até desgrudar das mãos. Faça bolinhas e deixe crescer por 30 minutos. Passado esse tempo, abra cada bolinha na palma da mão, coloque cerca de 1 colher (chá) de catupiry, enrole e faça as bolinhas novamente. Vá colocando as bolinhas em uma assadeira untada e enfarinhada, e deixe crescer por mais 30 minutos


 Em seguida, passe em cada bolinha gema de ovo, e leve para assar em forno préaquecido por aproximadamente 35 a 40 minutos, ou até dourar




Sirva morninho.



Bom Apetite!!

Barrinhas de bombocado c/Nutella


Essa receita de barrinhas vi em um cartaz numa loja de doces. Sabe aquelas lojas onde vende tudo que é ingrediente de culinária? Pois bem, aqui em casa estavam me pedindo Nutella já um tempinho, e como eu tinha que comprar nozes, castanhas, coco ralado etc, por que gosto de ter em casa, vi o pote de Nutella, aproveitei comprei a lá estava essa receita tentadora. Cheguei em casa, não tive dúvidas, fui prá cozinha e trouxe prá voces apreciarem. Fica uma delicia gente!!

Ingredientes

1/2 copo de leite
1 vidro de leite de coco
4 ovos inteiros
1 copo de farinha de trigo
100 grs de coco ralado
2 copos de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura

4 colheres (sopa) de Nutella
4 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Untar uma assadeira com margarina e farinha de trigo. Despeje a massa e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC até dourar ou faça o teste do palito.
Em seguida, depois de assado, espere esfriar um pouco e corte em tirinhas. Coloque as barrinhas em um refratário

Em uma panela pequena leve o Nutella e o leite em fogo baixo, e vá mexendo até obter uma consistência cremosa. Desligue e despeje sobre as barrinhas.

Bom Apetite!!


Excelente
final de semana à todos..Bjos

Gratinado de Batata com Sardinha/Desafio Culinário


Aqui em casa gostamos muito de gratinados de batata, o recheio depende do gosto de cada um, pode ser de frango, carne moída, presunto, mussarela, hoje minha escolha foi com sardinhas em lata
Fica muito saboroso, experimentem

Ingredientes

1/2 kilo de batatas cozidas e passadas pelo espremedor
(Separe 2 batatas pequenas p/decorar)
1 lata de milho verde
2 latas de sardinhas ou atum
1 caixinha de creme de leite
1/2 copo de leite
1 colher (sopa) cheia de amido de milho
1 cebola ralada
2 colheres (sopa) de margarina
queijo ralado a gosto

Modo de fazer

Prepare o molho branco levando em uma panela a margarina e a cebola, dê uma leve refogada na cebola até ficar transparente, adicione o leite com o amido de milho dissolvido, e mexa em fogo baixo até engrossar. Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Reserve.
Em um refratário untado com manteiga, coloque a batata já temperada com sal a seu gosto.

Abra as latas de sardinha, retire a espinha,  amasse com um garfo grosseiramente e distribua por cima das batatas.
Por cima coloque o milho

Despeje em seguida o creme branco


Decore com as batatas reservadas, cortada em fatias, e distribua o queijo ralado
 Leve ao forno para gratinar, até ficar levemente dourado.

Sirva com uma salada de folhas verdes


Bom Apetite!!



Recebi da querida Diana do blog Diana Receitas um desafio literário que consiste em ter que responder a 5  perguntas, eis as minhas respostas:

1º Como iniciou a sua paixão pela culinária?

Minha paixão culinária vem desde os meus 11 anos de idade, quando eu ajudava minha mãe na cozinha, ela me dava a tarefa de separar os ingredientes da receita escolhida (coisa da qual faço até hoje), aos poucos, fui ajudando a sovar um pão, modelar rosquinhas, e já casada me vi na obrigação de aprender tudo que se relacionasse com a culinária, e até hoje tenho verdadeira paixão em cozinhar e ver os resultados nos pratos que faço

2º Qual é aquela receita que você nunca fez e que jamais faria?
Tem mais que uma, mas a que eu não faria em hipótese nenhuma, é frango ao molho pardo, por que tem que furar a goela da pobre galinha. Jamais. Nunca. Em tempo algum. (Mesmo por que não gosto de sangue)


3º Ingrediente que você não consegue achar?

Essa não tenho resposta, pois dificilmente não acho algum ingrediente

4º Qual é aquela receita que só dá errada?

Geralmente são biscoitos ou bolachinhas, mas até que tem dado certo algumas, agora o que não acerto nem por decreto são suspiros, nunca saem do jeito que gosto, as vezes nem saem ....hehe

5º Uma receita que tenha vontade de fazer, mais nunca fez, o porque de não fazer? E deve-se comprometer em fazer e postar no seu blog

Tem várias, mas uma que nunca experimentei fazer foi pão de batata com requeijão ou catupiry. Porque nunca fiz? Não tem motivo. Simplesmente nunca fiz, mas com esse desafio me comprometo fazer no sábado.

Como não foi determinado uma quantia de blogs que devo repassar esse desafio, e como foram 5 perguntas realizadas, então repasso esse desafio à 5 blogs em ordem alfabética, e que não estejam na lista da Diana

1 - Formiguinha - Casinha da Formiga

2 - Maria - 4 Princesas na minha Cozinha

3 - Rachel - Na Biroskinha

4- Sandra - Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar

5- Sonia - Blog da Dona Sonia (Suné)

Boa Sorte a todas......bjos









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics