Carregando...

Filét à Parmegiana

 Hoje é domingo, dia de reunir a família, receber visitas, contar as novidades, botar o papo em dia e jogar conversa fora.
 É dia também de reunir todo mundo à mesa e participar daquele almoço gostoso e feito com capricho e carinho. Sempre fiz Filét a Parmegiana
daquele modo que sempre conheci, empanado, frito, e depois coloca-se o molho, mas um certo dia, almoçando na casa da minha amiga Silvana, ela havia feito esse prato e notei que havia algo diferente, ela não frita os filés, e sim leva direto ao forno, desde esse dia nunca mais fiz do jeito que fazia antes, agora só preparo dessa forma, fica menos calórico, a carne fica super leve e saborosa. Se voces não conhecem, experimentem, fica divino.

Ingredientes

1 kilo de filé mignon
sal e temperos à gosto
ovos para empanar
farinha de rosca
farinha de trigo

Molho

500 grs de tomates
1 cebola ralada
1 dente de alho picado
sl, óregano
azeite
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
-
400 grs de mussarela fatiada
250 grs de presunto fatiado

Modo de preparo

Tempere os filés à seu gosto. Passe cada filé em farinha de trigo, no ovo batido, e na farinha de rosca. Arrume-os em um refratario, untado com azeite, cubra com papel aluminio e leve ao forno moderado. Enquanto isso prepare o molho. Corte os tomates ao meio e leve em uma panela com água, quando começar a ferver, deixe por uns 15 minutos. Bata os tomates no liquificador e passe pela peneira. Frite a cebola e o alho em um pouco de azeite, despeje o molho do tomate batido, acrescente, sal, o óregano e o extrato de tomate, deixe apurando, e desligue.
Coloque por cima dos filés, camadas de presunto, molho e por cima a mussarela


Despeje mais molho, salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar, coberto com papel aluminio. Sirva com arroz branco e batatas fritas.


Bom Apetite!!

Brioche cremoso à minha moda


Oi gente!!! Estão todos bem? Espero que sim. Hoje trago uma receita de brioche sem cara de brioche. Na realidade, o verdadeiro brioche é aquele que a gente faz uma bolinha encima da bolinha base, mas qualquer dia trago para vocês a receita na íntegra. Essa receita é de brioche, mas a modelagem fiz diferente, acompanhado com um creme super leve, delicado e salpicado com côco ralado. Fica maravilhosamente delicioso. Experimentem depois me contem. Vamos ao brioche disfarçado de pão doce

Ingredientes

750 grs de farinha de trigo
4 ovos
1 colher (sopa) cheia de margarina
1/2 xícara (chá) de óleo de milho ( pode ser de soja)
2 xícaras (chá) de açucar
30 grs de fermento p/pão
1 pitada de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
gemas p/pincelar

Cobertura

1/2 litro de leite
2 gemas peneiradas
1 xícara (chá) de açucar
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (café) de essência de baunilha
100 grs de côco seco ralado

Modo de preparo

Coloque em uma bacia todos os ingredientes, mexa bem e sove bem a massa, até ela ficar lisa e sem grudar nas mãos. Deixe crescer por 2 horas.
Divida a massa em 2 partes e em cada parte, divida em 6 rolinhos, faça os rolinhos e vá colocando em uma assadeira untada e enfarinhada

Deixe descansar por mais meia hora. A seguir, pincele com gemas e leve ao forno pré aquecido por mais ou menos 30 minutos em forno brando

Enquanto isso, prepare a cobertura. Leve uma panela ao fogo baixo, e adicione o leite ( separe um pouco do leite p/dissolver a farinha de trigo), o açúcar, as gemas peneiradas. Mexa bem, quando começar a ferver, adicione a farinha diluida no leite reservado e a essência de baunilha, mexa bem até engrossar. Reserve.
Retire os brioches do forno,espere amornar um pouco, espalhe o creme e salpique côco ralado.



 Bom Apetite!!

Pizza Napolitana

Pensou em final de semana, pensou em pizza. Pelo menos aqui em casa é assim, as vezes compro disco pronto, principalmente quando a gente tá com pressa, ou quando chega uma visita inesperada, é só colocar alguns ingredientes que geralmente temos em casa, usar um pouco da imaginação e montar a pizza. Hoje, o pessoal aqui em casa, estava com vontade de pizza, mas queriam a pizza com a massa que costumo fazer, ela é muito boa, fica super crocante, mas ao mesmo tempo macia, mas se voce quiser uma pizza com a massa mais grossa, é só não esticá-la muito. Mas vamos colocar a mão na massa e falar menos? Vamos lá!!

Ingredientes

30 grs de fermento p/pão
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
100 grs de margarina
2 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de sal
1 1/2 xícara (chá) de água morna

Modo de preparo:

Em uma bacia, esfarele o fermento e adicione o açúcar e o sal, mexa bem com uma colher até obter um liquído. Acrescente a margarina, e a farinha de trigo, vá adicionando a água aos poucos, mexa bem, e vá sovando bem a massa numa mesa enfarinhada, se necessário acrescente mais água, divida a massa em 2 partes e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, abra a massa em forma de pizza, se quiser bem fininha estique bem, pois essa massa é bem elástica, se quiser um pouco mais grossa, estique pouco.

 Leve ao forno para dar uma pré-assada, por mais ou menos 15 minutos. Retire-as do forno espere esfriar, espalhe molho de tomate, espalhe a mussarela fatiada, distribua os tomates, temperados com um pouco de sal, salpique óregano e o queijo ralado. Leve ao forno para assar. Essa receita dá para dois discos.




Bom Apetite!!

Mousse de Chocolate recheada c/Beijinho


Oi gente! Tudo bem com voces?
Com esse calor que anda fazendo, quando dá vontade de comer uma sobremesa geladinha, o jeito é ir pra cozinha e prepará-la. Essa mousse fica um pouco calórica, mas não fica enjoativa por causa do chocolate meio amargo e o recheio também vai creme de leite . Dá até prá repetir rsrsrs. Espero que gostem.

Ingredientes


400 grs de chocolate meio amargo em barra
4 ovos
1 lata de creme de leite
4 colheres (sopa) de açúcar

Recheio

1 lata de leite condensado
100 grs de côco ralado seco
1 colher (sopa) de margarina
1/2 lata de creme de leite

Modo de preparo

Prepare o recheio primeiro. Em uma panela, coloque o leite condensado, o côco e a margarina, leve ao fogo baixo e mexa bem até obter um ponto mais mole do que o beijinho. Espere amornar um pouco e acrescente o creme de leite. Mexa bem até a mistura ficar homogênea. Reserve.
Rale o chocolate e leve em uma panela em banho maria até derreter. Tome cuidado para não respingar água. Retire a panela do fogo e acrescente o creme de leite, mexa muito bem. Separe as gemas das claras, e bata as gemas com o açúcar, até ficar fofa e bem clarinha. Reserve. Bata as claras em neve bem firmes com uma pitada de sal.
Misture o chocolate derretido, com as gemas batidas e adicione as claras bem delicadamente.

Montagem

Coloque em copinhos, metade da mousse, recheie com o beijinho mole, e complete com a mousse. Decore com côco e uma cereja.

Bom Apetite!!



Massas Caseiras ( por Deborah )

Oi meus queridos!

Aproveitando a minha postagem de ontem sobre os tipos e formas de massas que a gente pode encontrar no mercado, quero lhes dizer que de todas os formatos, variedades e infinidades de massas que existem, não existe nada melhor do que aquela feita em casa. Ontem mesmo conversando com a nossa querida amiga Deborah da  http://www.delicias1001.com.br  que sempre faz massas caseiras dei uma passadinha hoje no blog dela, e assim que vi ESTA receita resolvi: Amanhã mesmo vou comprar uma máquina de fazer macarrão!! Além dessa receita, ela tem vários tipos de massas feitas artesanalmente com carinho, dedicação, e diga-se de passagem muito mais saborosa.

Sanduiche de pãozinho preto

Gente, eu tenho essa receita de pão preto que ganhei da minha mãe quando ela esteve em Santa Catarina na casa da minha tia. Minha mãe sempre fazia esse pão em forma de pão de forma, e acostumei também fazer assim. Essa semana eu tinha visitas que sempre apreciaram esse pão, então resolvi fazê-lo mas em formato de lanchinhos. O resultado ficou ótimo. Experimentem!

Ingredientes


2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de centeio
2 xícaras (chá) de água morna
1 xícara (chá) de margarina em temperatura ambiente
1 colher (chá) de sal
30grs de fermento biológico

Recheio

200 grs de salame fatiado
catupiry à gosto
folhas de alface

Modo de preparo

Em uma tigela coloque os ingredientes secos e a margarina, vá mexendo bem com uma colher, adicione a água e o fermento, e começe a sovar a massa até desgrudar da mãos. Deixe dobrar de volume por mais ou menos 1 hora. Em seguida faça bolinhas em formato de pãezinhos e leve ao forno pré aquecido por 40 minutos em assadeira untada e enfarinhada.
Retire-os do forno, abra cada pãozinho ao meio, passe uma camada de catupiry, coloque uma folha de alface, e fatias de salame.
Disponha os pãezinhos em uma travessa, e feche-os com um palito de dente.


Bom Apetite!!

Rocambole de Brigadeiro

Olá Pessoal!

Rocambole é uma receita super prática de se fazer. Existe também uma infinidade de recheios que a gente pode usar. O preferido aqui de casa é este, de brigadeiro e com cobertura de brigadeiro. Fica super macio, simplesmente delicioso. Vamos à receita

Ingredientes

4 ovos
8 colheres (sopa) de açúcar
10 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitada de sal

Recheio

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina
granulado para decorar

Modo de preparo

Primeiramente prepare o recheio, levando uma panela ao fogo baixo com o leite condensado, a margarina e o chocolate, mexa bem até obter ponto de brigadeiro mole. Deixe amornar e adicione o creme de leite. Misture bem. Reserve.


Para a massa, bata as claras em neve bem firmes. Vá adicionando as gemas uma à uma, e continue batendo, acrescente o sal, o açúcar aos poucos, sempre batendo, até obter uma massa bem fofa. Desligue a batedeira e vá adicionando a farinha de trigo aos poucos e misture com a colher bem delicadamente.
Em uma assadeira, coloque papel manteiga untado com margarina, e despeje a massa.

Leve ao forno préaquecido, e mantenha em 180º nos primeiros 10 minutos, depois aumente para 295º e deixe por mais uns 5 minutos. Para saber se já está bom, levante o papel manteiga devagar e se já estiver quase moreninho por baixo já está no ponto. Retire do forno. Coloque-o encima de um pano, aplique o recheio e enrole como um rocambole com a ajuda do próprio papel manteiga


Deixe o rocambole enrolado na geladeira por mais ou menos 1 hora, em seguida, retire o papel manteiga, e corte-o em fatias de mais ou menos 2 dedos de espessura.



Cubra cada fatia com o brigadeiro e decore com granulado.

Bom Apetite!!

Escondidinho de Frango com Batata


Olá gente!!
Em plena segunda feira fiquei com vontade de fazer essa receita. Acho que é um prato super fácil, porém muito elaborado, embora valha a pena, por que escondidinho é muito gostoso, é uma receita leve, ótima para um dia de calor como hoje.

Ingredientes

1 kilo de frango
suco de 1 limão
1 kilo de batatas
1 lata de creme de leite
2 tomates s/pele picados
1 cebola ralada
1 colher (sopa) de molho shoio
300 grs de catupiry
1 colher (sopa) de margarina
queijo ralado
sal à gosto

Modo de preparo

Lave bem o peito do frango, e deixe de molho por meia hora com água e limão. Escorra e leve o frango em uma panela com água, 1 cebola cortada ao meio, sal à gosto, 1 colher (sopa) de shoio e 1 folha de louro. Deixe ferver em fogo baixo por mais ou menos 15 minutos
Retire do fogo e reserve. Descasque as batatas, e cozinhe-as em água e sal até ficarem macias. Passe-as pelo espremedor ainda quentes, adicione, a margarina, o sal, e o creme de leite. Misture bem. Reserve.


Desfie o frango. Em uma panela, frite a cebola e o alho e os tomates, adicione o frango desfiado, sal se necessário, e o shoio. Refogue bem.

Montagem

Em um refratário untado com margarina, coloque a batata, espalhe o frango e por cima coloque o catupiry

Por cima disponha a batata, e salpique queijo ralado. Leve ao forno para gratinar.




Bom Apetite!!




Hoje E Meu Aniversario - Mensagens e Imagens!



Oi gente hoje em especial não venho postar nenhuma receita. Vim para dizer que agradeço a Deus por mais um ano em minha vida. Agradeço a Deus pelo que sou e por tudo que Ele me deu. Um ano de saúde, paz, cheio de altos e baixos mas sempre com força e fé pra continuar seguindo em frente. Agradeço à duas amigas especiais e muito queridas por estarem sempre ao meu lado. É bom saber que temos amigos em que podemos confiar, pessoas que nos acolhem com tanto carinho, agradeço à minha filha querida, ao meu amado pai e mãe que estão em outra dimensão. Fazer aniversário é assim, é ter a chance de fazer novos amigos, aprender e ensinar novas lições, vivenciar alegrias e tristezas e suportar velhos problemas.  Aos amigos que sempre vem aqui, e aos que ainda estão apenas começando a conhecer meu blog, meu muito obrigado também.
Amanhã prometo que venho com novas receitas. Bjos à todos.

Pão Enrolado de Presunto e Queijo

Oi amigos!
Faço esse pão a muito tempo. É uma massa fácil de se trabalhar, macia e rende dois pães grandes, voce pode optar por outros recheios, como por exemplo, frango desfiado com catupiry, peito de de peru com requeijão, atum, etc. Hoje decidi pelo clássico presunto e queijo. Aprovadissimo aqui em casa.

Ingredientes

2 ovos
1 xícara (chá) de óleo
3/4 de copo de leite morno
3/4 de copo de água morna
1 colher (sopa) cheia de margarina
1 colher (sopa) rasa de sal
1 pitada de açúcar
1 tablete (15grs) de fermento fresco
+ ou - 700 grs de farinha de trigo

Recheio

250 grs de presunto fatiado
250grs de mussarela fatiada
2 tomates s/pele fatiados
1 cebola pequena picada (opcional)
óregano à gosto
1 gema p/pincelar

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha de trigo. Despeje essa mistura em uma tigela, e vá adicionando aos poucos a farinha, mexa bem com uma colher. Despeje a massa na mesa préviamente enfarinhada e vá sovando até desgrudar das mãos. Coloque a massa em um recipente tampado e deixe dobrar de volume.

Divida a massa em duas partes


Abra com o rolo de macarrão e deixe numa espessura de mais ou menos 5mm
Coloque por cima da massa, o presunto, os tomates fatiados e temperados com azeite, sal e óregano, e a cebola.

Por cima disponha a mussarela

Enrole como um rocambole. Antes de fechar completamente a massa, deixe uns 10 cm de massa sobrando e corte em tiras de 2cm cada, para decorar o pão

Vá pegando cada tirinha e passe por cima do rocambole e fixe a massa por baixo dele para não soltar.

Pincele os pães com a gema diluída em um pouquinho de azeite e deixe dobrar novamente de volume

Eu fiz dois pães, um com cebola e outro sem. Um com as tirinhas e outro liso, para diferenciar um do outro. Leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos, ou até dourar.

Bom Apetite!!

Quiche de Abobrinha e Nozes



Quiche é um prato que acho chique. Soube que embora a quiche seja um prato tradicional da França, ela é de origem alemã.
Existem muitas variações de recheio, e podemos também inovar alguns, desde que combinem entre si. Já fiz algumas vezes essa quiche, as nozes combinam muito bem com a abobrinha, dá um toque especial e crocante ao recheio. Experimentem!! 


Ingredientes
1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
100 grs de manteiga cortada em pedacinhos
1 pitada de sal
1 colher (café) de fermento em pó
água gelada o suficiente (mais ou menos 2 colheres (sopa) rasas


Recheio

3 abobrinhas médias
3/4 de xícara (chá) de creme de leite
3/4 de xícara (chá) de leite
2 ovos
1/4 de xícara (chá) de nozes grosseiramente picadas
sal e óregano à gosto
 

Modo de Preparo

Para a massa coloque em uma tigela, a farinha de trigo, o sal, a manteiga e o fermento.
Vá misturando com a ponta dos dedos, até obter uma farofa úmida. Aos poucos, adicione água até obter uma massa lisa e homogênea. Coloque a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com o rolo de macarrão (eu coloquei a massa entre 2 plásticos para facilitar).



Forre  uma forma  de fundo removível, coloque a massa e deixe na geladeira enquanto prepara o recheio.
Para o recheio, rale as abobrinhas no ralo grosso. Despreze o miolo central (voce pode guardar o miolo para fazer uma sopa ou um suflê) Coloque o sal, e o óregano, adicione os ovos, o creme de leite, o leite e as nozes.


 Despeje a mistura sobre o fundo da torta e leve ao forno por cerca de 40 minutos, até que a massa esteja crocante e dourada.


Bon Apetit!!



Mousse de Maracujá

Uma sobremesa que gosto muito é mousse de maracujá. Mas gosto de fazê-la sempre com a própria fruta. Geralmente compro 1 kilo de maracujá, faço o suco e congelo para uma outra ocasião.


Existem mousses que na receita vai o suco de maracujá comprado pronto, ou aquelas polpas que vendem no supermercado, mas não gosto, prefiro a fruta ao natural
Existem também aquelas receitas que vai gelatina em pó sem sabor, também não gosto, eu acho que se voce usar creme de leite e leite condensado de qualidade, não há necessidade de adicionar a gelatina, ela fica firme e muito saborosa. Eu particularmente me dou muito bem com o leite condensado da Mocóca, já tentei outras marcas tão boas quanto, mas acho que ele é o que dá melhor consistência à mousse, mas vai do gosto de cada um. Bom, vamos à receita.


Ingredientes:

1/2 copo de suco do maracujá
1 lata de creme de leite Mococa
1 lata de leite condensado Mococa
sementes da fruta para decorar


Modo de preparo:
Inicialmente bato no liquidificador 1 kilo de maracuja. Retiro a polpa, e uso o modo pulsar do liquificador. Passo pela peneira.


 Nessa receita uso 1/2 copo do suco, o restante congelo. No liquidificador, adiciono o creme de leite, o leite condensado, bato, e depois vou adicionando o suco aos poucos até pegar consistência. Costumo colocar em um refrátario, mas hoje coloquei a mousse em copinhos, e decorei com as sementes. Essa receita dá pra 6 copinhos de 200 ml


Bom Apetite!!

Panquecas de Carne Moída

Eu sempre achei que a panqueca fosse um prato difícil de se fazer, mas quando me decidi fazer esse prato pela primeira vez, percebi que havia me enganado à respeito. Panquecas são muito fáceis de fazer, o que ocorre é que por ser um prato elaborado em 3 fases: Massa da panqueca, Recheio escolhido, Molho., então se torna um prato mais demorado, mas difícil, jamais. As panquecas são muito semelhantes ao crepe, só que com uma consistência mais grossa, mesmo assim, possui uma massa leve, e pode ser feita com vários tipos de recheio, com molho vermelho ou branco. Fiz panqueca com molho vermelho pois acho que combina mais com a carne moida, mas um outro dia, volto para postar uma receita de panqueca com outro tipo de recheio, porém com molho branco. Essa receita já uso a muitos anos, é muito prática, de fácil preparo e fica muito leve e gostosa. Rende 10 panquecas. 


Ingredientes massa:
1 ovo
1 copo (tipo de requeijão) de leite
1 copo (tipo de requeijão) de farinha de trigo
1 colher(sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (chá) de sal


Modo de preparo:
Coloque no liquidificador, o ovo, o leite e o sal. Bata bem, vá acrescentando aos poucos a farinha e por último o fermento em pó. Deixe a massa descansar por uns 5 minutos. Em uma panquequeira ou uma frigideira pequena de teflon, unte com bem pouco óleo e leve ao fogo baixo. Despeje 2 colheres(sopa) da massa, frite, tomando cuidado para não queimar, vire a panqueca e doure do outro lado. Vá colocando as panquecas em um refratário e reserve.

Ingredientes recheio:

1/2 kilo de carne moída (usei patinho)
1 cebola ralada
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de molho shoio

1 colher (sopa) de catchup
1 colher (sopa) de mostarda
sal e temperos à gosto
200 grs de queijo fresco em fatias pequenas ( opcional )




Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com o óleo, frite a cebola e o alho. Acrescente a carne moída, o sal e os temperos. Deixe refogar bem até diminuir o líquido. Adicione o molho shoio, o catchup e a mostarda e refogue mais um pouco. Prove o sal, deslique e reserve.


Ingredientes molho:
1 cebola ralada
1 dente de alho picado
1 colher (sopa) de azeite
1/2 kilo de tomates
1 colher (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de óregano
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Lave os tomates e abra-os ao meio, leve em uma panela com água até cobri-los, deixe ferver por uns 10 minutos. Retire os tomates com uma escumadeira e bata no liquidificador. Passe-os pela peneira e reserve. Em uma panela, frite a cebola e o alho com o azeite, despeje o molho peneirado, adicione o sal,  o óregano e o extrato de tomate. Deixe o molho apurar e reserve.

Montagem:
Em um prato, coloque uma panqueca, a carne moida, e dois pedaços de queijo branco, e enrole-a como um rocambole.


Disponha sobre a travessa que voce vai servir as panquecas, uma concha de molho, por cima coloque as panquecas prontas, e por cima mais molho, salpique queijo ralado e leve ao forno para dar uma gratinada.

Bom Apetite!!

Strogonoff de frango

Olá pessoal!
Hoje é domingo, e minha amiga Silvana se ofereçeu pra fazer o almoço. Ela perguntou se queríamos Strogonoff, nem pensei duas vezes prá dar a resposta, aliás nem precisei dar resposta, por que só a cara de ""Hum que delicia"" que eu fiz não precisou de mais nada. O Strogonoff da minha amiga não tem nada de especial, mas ele fica simplesmente ma-ra-vi-lho-so, e cada vez que ela diz que vai fazê-lo, um dia comum, com um almoço ou jantar comum, se torna um dia especial, com um manjar dos deuses magnífico. Mas vamos ao que interessa

Ingredientes:

1 kilo de filé de frango picado
1 cebola ralada
2 colheres (sopa) de margarina
8 colheres (sopa) de catchup
6 colheres (sopa) de mostarda
1/2 xícara (chá) de molho shoio
3 colheres(sopa) de molho inglês
2 colheres(sopa) de whisky
1 vidro de cogumelo
2 caixinhas de creme de leite Mococa

Modo de fazer:

Tempere o frango com a cebola ralada. Reserve.  Em uma panela, derreta a margarina e acrescente a carne. Mexa bem.



 Refogue bem a carne, e  adicione o molho inglês, a mostarda, o molho shoio e por último o catchup.Deixe refogar mais um pouco. Acrescente os cogumelos, flambe o  whisky ( para flambar o whisky, coloque-o numa concha e coloque-a sobre a chama do fogão, quando pegar fogo, espere, evaporar e a chama se apagar) e adicione ao refogado, por fim, coloque o creme de leite. Sirva com as batatinhas Smyle.

Obs: Se voce quiser substitua o frango por filé mignon e  use os mesmo ingredientes restantes. Flambar é a técnica de incendiar os alimentos com bebidas alcoólicas. Desse modo, o álcool evapora e obtemos apenas o aroma da bebida usada.

Bom Apetite!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics